Quem sofre de insônia sabe como é difícil passar a noite em claro deitando e levantando sem o menor sossego, sem conseguir dormir e quando consegue, acorda super cansado pela inquietação. Isso aumenta o estresse que consequentemente aumenta a insônia.
Pode ser um quadro passageiro, relacionado com algum fato recente, que geralmente melhora espontaneamente. Porém, se o quadro persistir além de um mês e interferir na qualidade de vida, é aconselhável buscar tratamento especializado através de avaliação médica. Mas existem algumas dicas básicas que podem ser seguidas, se você está sem tempo de ir ao médico, confira:
1. Mantenha seu dormitório arejado durante o dia, escuro à noite, sem umidade, sem ruído excessivo e limpo.
2. Evite álcool e bebidas cafeinadas.
3. Evite luz intensa durante a noite, pois por vezes ela pode estimular o alerta e afastar o sono. Entretanto, exponha-se à luz do dia pela manhã, ela pode ajudar a regular seu início do sono à noite.
4. Faça refeições leves (não vá dormir com fome nem após ter comido muito)
5. Estabeleça horários regulares de dormir e acordar, segundo o seu organismo. Isso favorece o estabelecimento de um ritmo.
6. Não cochile durante o dia (exceto pessoas idosas onde pode ser aconselhado apenas um cochilo à tarde)
7. Evite atividades à noite que possam estimular o alerta, como computadores, Internet, televisão, leitura, etc. Obs: Para alguns poucos insones, a TV e a leitura podem estimular o sono.
8. Banhos quentes devem ser evitados, mas banhos com temperatura morna podem ajudar.
9. Evite ler, assistir TV e ingerir alimentos na cama. Use-a principalmente para dormir.
10. Evite exercícios físicos próximos da hora de dormir, mas favoreça a prática adequada de exercícios físicos durante o dia.
0 comentários:
Postar um comentário