Para alguns, ter uma academia parece tarefa fácil. Dependendo do tamanho do empreendimento, é necessário ter uma quantia para investir, comprar ou alugar um local, contratar os funcionários, comprar os equipamentos e pronto. Até aí tudo bem, mas o desafio é conseguir atrair alunos e depois, o mais difícil mesmo é retê-los.
As vezes um pequeno detalhe, muitas vezes tratado como besteira pelo proprietário, pode sim acabar afastando o seu aluno da sua academia e favorecendo que ele procure a academia do seu concorrente.
Abaixo cito alguns aspectos que não podem ser deixados de lado, caso queira mantê-los:
Limpeza: Lembro quando treinei em uma academia chic em um shopping aqui em SP. Rede conhecida, mas que pecava em alguns aspectos simples. Todas as vezes que ia para o chão realizar o glúteo 4 apoios, estava repleto de poeira. Eu precisava sair dali ao término do exercício e ir imediatamente lavar as minhas mãos, pois estavam pretas. O problema maior era quando não tinha sabão disponível no banheiro. Isso acontece direto! Você sai do treino, não vê a hora de lavar as mãos e nada de sabão.
Simpatia dos funcionários: Não digo apenas dos professores, mas dos recepcionistas, dos faxineiros, do dono, de todos. Depois da sua casa, do trabalho, a academia é um dos lugares que você mais freqüenta. Não há nada mais desagradável do que chegar para treinar e logo na recepção os funcionários já tratarem você com certa indiferença e com “cara de bunda”. Isso mesmo. Eu treinei por um tempo em uma academia assim. Chegava e já tinha vontade de ir embora tamanha a receptividade. Nunca recebi um boa tarde, um boa noite e as vezes eu mesma dizia, esperando que depois virasse hábito do funcionário e nada!
Atenção aos alunos: Essa é uma das maiores queixas, não é mesmo? Muitos alunos iniciantes reclamam que começam a treinar, estão ainda aprendendo os movimentos, os nomes dos exercícios e passadas algumas semanas os professores de musculação já abandonam o aluno acreditando que estes poderão se virar por conta própria. Aluno iniciante, aluno avançado, todos eles merecem a mesma atenção ou muda alguma coisa na mensalidade de ambos? Ainda existe a tradicional reclamação de que alguns professores dedicam atenção especial à mulherada bonita e se esquecem dos demais.
Fofoca: Infelizmente isso acontece bastante. De professor para professor, de professor para aluno. Pior ainda quando cai no ouvido da pessoa que é o motivo da fofoca. É super chato, desagradável e isso pode afastar seus alunos da sua academia também. Ética é fundamental e deixe a fofoca para fora do ambiente de trabalho.
Falta de manutenção dos equipamentos: O aparelho quebra, o estofamento rasga. Entra dia e sai dia e está do mesmo jeito. Não muda nada. Procuramos pagar a academia em dia esperando que os equipamentos também estejam. Afinal de contas, quando fomos conhecer o local para ver se agradava, nos deparamos com outra realidade. Já treinei em local que um aparelho quebrado levava meses para ser consertado.
Isso tudo que eu disse acima, diz respeito à minha percepção enquanto aluna. Nos meus mais de 10 anos de treino ja passei por diversas academias, pequena, grande, de bairro, de shopping, de clube e é raro encontrar aquela que não peque em nenhum destes aspectos. Se a sua academia trabalha tendo especial atenção para estes detalhes, está de parabéns e não é à toa que a cada dia mais novos alunos tem se matriculado e permanecido.
Jamais relaxe, abandone na administração da sua academia, busque inovar, trazendo novos acessórios para incrementar o treino de seus alunos, novos equipamentos, novas aulas. Tudo isso fará a diferença!
Você é aluno e quer contar o que faz você buscar outra academia? Participe comentando abaixo!
Fonte: http://www.treinototal.com.br
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