Recent Posts

19 de mar. de 2011

Os milionários são felizes?

Os bilionários do Facebook: Mark Zuckerberg, Dustin Moscovitz e Eduardo Saverin. Será que eles estão tristes?
Eles são atormentados por medo, preocupações e sofrem com problemas familiares por causa de dinheiro. São milionários com ao US$ 25 milhões em suas contas bancárias. E muitos estão infelizes. É este o quadro traçado por uma pesquisa financiada pela Fundação Bill e Melinda Gates com 120 ricaços. Os resultados do estudo apontam que os milionários estão de forma geral insatisfeitos. Eles afirmam que o dinheiro contribuiu para aumentar sua ansiedade em relação ao amor, ao trabalho e à família. A insatisfação também é financeira, diz o levantamento. A maioria não se sente financeiramente segura e, para isso, afirma precisar de mais 25% do têm.
Os milionários pesquisados responderam por escrito a algumas perguntas. O blog The Wealth Report selecionou algumas delas. Confira o que pensam os ricaços:
Sobre invejar a riqueza: “se nós pudéssemos informar melhor as pessoas, elas saberiam que ter US$ 20 milhões ou US$ 200 milhões não trará necessariamente tudo aquilo que elas esperam. Então, talvez elas possam se concentrar em coisas que possam fazer o mundo melhor e eles genuinamente felizes. Eu me sinto extremamente sortuda, mas é difícil fazer com que quem não é rico acredite que os efeitos não vão muito além disso”
Sobre por que os pobres deveriam ser felizes: “Ninguém pode usar a desculpa de não ter dinheiro para não estar em paz e vivendo com integridade. Se eles escolhem viver de outra maneira, é problema deles”
Amor: uma mãe escreveu que os homens na vida de suas filhas podem se sentir “impotentes”, por seu papel como provedor ter sido usurpado
Filhos: “ Ter dinheiro traz o risco de dar a eles uma visão errada do mundo, fazendo com que eles se sintam os donos do mundo, impedindo-os de desenvolver a compaixão e a empatia”. A que outro milionário comenta “tentamos fazer com que nossos filhos realizem afazeres domésticos, mas é difícil fazer com que eles cortem a grama quando temos um jardineiro que trabalha em tempo integral”
Pais ricos e maus: “Eu cresci com um pai que nunca quis abrir mão do controle de seu negócio, mas que vivia me acenando com a oportunidade de eu assumir seu cargo. A esposa do milionário acrescenta: tem sido difícil me sentir financeiramente independentemente quando os pais de meu marido têm o controle total da herança de nossos filhos”
Sobre por que os ricos não são mais espertos: “As pessoas costumam glorificar a riqueza e pensam que os ricos são mais espertos, sábios, mais abençoados e outras besteiras nesse estilo”
Herança: “Liberdade financeira pode criar ansiedade e hesitação. Na minha própria vida, eu fui questionado sobre minha capacidade porque eu herdei dinheiro”
Sorte: “Eu acertei na loteria ao ter escolhido trabalhar para a empresa certa no momento certo. Eu nunca pensei que iria ganhar tanto dinheiro assim”
Amizade: “A riqueza pode ser uma barreira para se conectar com as pessoas”
Sobre odiar as festas de final de ano: Ricaços dizem detestar o final do ano porque sempre se espera que eles dêem bons presentes.

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade

BThemes