Recent Posts

19 de jun. de 2011

Maconha: legalizar ou não?

 Volta e meia vem se discutindo a legalização da maconha nos meios de comunicação. Por este motivo resolvi escrever a minha opinião sobre o assunto.
      Particularmente sou contra todo e qualquer tipo de droga, desde cigarro, álcool, maconha, cocaína, crack e por aí vai. Tudo isso deveria ser banido da nossa sociedade. Isso não traz nenhum benefício pra ninguém, além dos vendedores, é claro. Para saber um pouco mais sobre minha opinião leia este artigo “O drama alcoólico”.
   
      Por outro lado, enquanto cidadão ativo e participante na sociedade já não penso em mim apenas, mas nos prós e contras que a sociedade como um todo vai ganhar ou perder. Observando todas as contingências penso que a sociedade estará ganhando mais com a legalização da maconha. Por que? Eis os motivos:

• Só os impostos que se perdem com a venda ilegal de maconha já daria um bom retrono para os cofres públicos;

• Ao invés de importar a maconha, ela poderia ser produzida aqui mesmo, gerando trabalho e renda para o Brasil, tanto na plantação e colheita, quanto na industrialização e comercialização da mesma em lojas do país;

• Tudo que é proibido é mais gostoso. Se a maconha não for proibida, pode ser que seu uso, ao invés de alavancar como muitos dizem, pode diminuir significativamente;

• O crime organizado perderá muito se a maconha, sua droga mais popular for legalizada. É claro que ele não deixará de existir, pois existem muitas outras drogas, como as já citadas acima, mas é certo que gradualmente ele se enfraquecerá;

• Já ouvi dizer que o chá da maconha é um ótimo tranquilizante. Ao invés de tomar rovotril, uma droga altamente viciante, mas permitida, a pessoa poderá ter sua plantinha em casa, no parapeito da sua janela e fazer o seu chazinho orgânico a hora que quiser.

  
      Esses são apenas alguns motivos, um usuário poderá dar motivos muito mais convincentes que os meus. Quem fuma a maconha sabe do dano à saúde que está causando. Quem fuma cigarro ou é alcoólatra também. Quer acabar com a saúde? Pisa fundo. Isso, é claro, respeitando o bem comum.

      Outra vez volto a dizer que particularmente falando sou extremamente contra a comercialização de toda e qualquer droga alucinógena, não apenas da maconha, mas já que seu uso está disseminado a legalização seria o melhor caminho resolver esse conflito. Entre o ruim e o horrivelmente pior, o melhor é optar pelo ruim pra ver se o horrivelmente pior melhora.


0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade

BThemes