Recent Posts

20 de jun. de 2011

Como você se sentiria se fosse abandonado por aquele a quem mais ama?

Sempre ao andarmos pelas ruas nos depararmos com uma infinidade de cães e gatos, vivendo à própria sorte. Além de contribuírem para “sujar” a cidade com seus dejetos (são irracionais) ainda são em muitas vezes vítimas da maldade do “homem” (ser pensante, racional).

Muitos vivem perambulando em busca de alimento e são frutos de cruzamentos entre espécies, mas outros são abandonados por seus donos, após constatarem algum tipo de doença, por estarem idosos ou até mesmo pela impossibilidade de permanecerem com eles e não terem destino a dar, rejeitando-os.

Quantas histórias já escutamos de animais recém-nascidos que foram abandonados em caixas de papelão em frente a clínicas veterinárias, lojas de ração ou casas “abrigo” de animais? As pessoas deveriam buscar a prevenção de seus animais quanto à procriação e não deixá-los nascer para depois se livrarem deles, como um objeto descartável e indesejável! Além de alguns criadores e abrigos que acabaram com seus negócios,  mas não têm como acabar com os animais que ainda restam e não conseguindo doá-los, vão gradativamente sendo abandonados.

Leis existem, em alguns estados, que vão desde a obrigatoriedade de castração ao vender/doar o animal até a proibição da eutanásia para animais sadios, mas infelizmente nem sempre são cumpridas devido à impunidade existente e por não haver fiscalização.
O que falta são políticas públicas eficazes, fiscalização e punição que realmente ajudem a solucionar este problema que cresce mais a cada dia. Estudos mostram que quando 70% de cães e gatos são castrados, é atingido o equilíbrio entre mortes e nascimentos.

Assim como na medicina, a medicina veterinária também avança em  pesquisas e inovações no campo de prevenção da natalidade, com resultados promissores. Trata-se da esterilização química para cães machos, produto já lançado no Brasil. Pena que nem todos tenham acesso a estas medicações!

E para tentar minimizar, enquanto a solução não chega, a ARCA BRASIL, uma organização comprometida com a promoção, bem-estar e respeito aos direitos dos animais, criou o programa Veterinários Solidários http://www.arcabrasil.org.br/acoes/vet/index.htm#oque onde a figura do profissional veterinário oferece seus conhecimentos e serviços, dentro de suas possibilidades pessoais e operacionais. Muitos dos problemas com seus animais podem ser solucionados com uma simples orientação, mas é muito importante frisar que NADA substitui uma consulta periódica ao veterinário

Acesse http://www.arcabrasil.org.br/acoes/vet/lista_rj.htm e veja a relação dos profissionais que aderiram ao programa.





“A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.”
Arthur Schopenhauer

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade

BThemes