Recent Posts

20 de mar. de 2011

10 Homens mais ricos dos países mais pobres

A Revista americana Phorbs, anualmente publica uma lista das pessoas mais ricas do mundo. E em 2011, o mexicano Carlos Slim encabeça essa lista e o empresário brasileiro Eike Baptista ocupa a 8ª posição. Entre os participantes dessa lista, poucos são de países considerados pobres, lógico com exceções.
A lista abaixo mostra os homens mais ricos dos países mais pobres. Geralmente suas riquezas são obtidas através da política, contrabando ou exploração intensiva de um território, e se divididas poderiam aumentar a qualidade de vida da população em até 60%
A lista de países mais pobres levou em consideração o PIB de cada pátria. Quanto menor o PIB, mais pobre é uma nação.
A lista de homens mais ricos foi impetrada em uma longa busca na internet, muitas informações podem estar equivocadas, porém cada homem citado abaixo é considerado milionário em seus países, mas sem a certeza de ser o maior.
O principal site de referencia foi o http://wiki.answers.com/, site similar ao Yahoo respostas, e a companheira de todo estudante, a formidável Wikipédia...  kkk (todos tem receio em utilizá-la, né?) Ok!?
Mas antes é necessário explicar o que é PIB.

O que é PIB?
PIB ou Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território econômico de um país, independentemente da nacionalidade dos proprietários das unidades produtoras.
E per capita, ou por cabeça, é a soma desses produtos divido pela quantidade de habitantes, como é demonstrado no quadro abaixo. Os 10 países mais pobres do mundo.


Acompanhe abaixo a lista dos homens mais ricos desses países. Ah! Todos eles estão localizados no continente africano.

Zimbábwe

O país apresenta a maior taxa de inflação do planeta. Em fevereiro de 2007 foi registrada uma inflação anualizada de aproximadamente 1730%. Dados governamentais de junho de 2007 já apontam uma inflação de 4500%, embora especialistas afirmem que ela já chegou a aproximadamente 100000%. Em julho de 2008 a inflação oficial chegou a 2.200.000% ao ano, mas estatísticas extra-oficias indicam uma inflação real de 9000000% ao ano. Em 2009, a inflação chegou aos exorbitantes 98% ao dia.


Nome: Strive Masiyiwa
Bio: Conhecido como “Bill Gates da África”, é proprietário da Zimbabwe Cell Phone, e da Econet Wireless, maior empresa de telecomunicações do continente africano.
Fortuna: Não Revela, porém sites sul-africanso estimam que seja entre 900 milhões e 1,5 bilhões de dólares.
Ajuda seu país? Sim. Mas apenas em movimentos cristãos.



República Democrática do Congo

A economia do terceiro maior país da África depende fortemente de mineração. No entanto, a atividades econômicas ocorre principalmente no setor informal e não é refletido no PIB. É uma nação que possui uma vasta riqueza potencial que declinou drasticamente desde os meados da década de 1980. Os dois recentes conflitos, que se iniciaram em 1998, reduziram dramaticamente a produção nacional e as receitas do governo, aumentaram a dívida externa e resultaram em talvez uns 3,8 milhões de vítimas, diretas, que se somadas às vítimas causadas pela fome e as devidas a doenças, são 4,5 milhões.


Nome: Jean-Pierre Bemba
Bio: Seus negócios incluem rádios portáteis, aviação e cadeias de televisão privadas. Seu pai, Jeannot Bemba Saolona, foi um empresário que foi bem-sucedida do ex- Zaire ditador Mobutu Sese Seko
Fortuna: Estimada em centenas de milhões de dólares
Ajuda seu país? Era senador e já foi vice-presidente do país... Deveria ajudar!


Burundi

Apesar dos inúmeros recursos minerais. Alia-se à pobreza os constantes conflitos étnicos locais e entre Uganda e Ruanda. Burundi é um país sem saída para o mar, pobre em recursos naturais e com um setor industrial pouco desenvolvido. A economia é baseada na agricultura, que correspondia em 1997 a 58% do PIB. Mais de 90% da força de trabalho concentra-se na agricultura, a maior parte da qual pratica a chamada agricultura de subsistência. Embora fosse potencialmente capaz de se tornar auto suficiente na produção de alimentos, a guerra civil, a superpopulação e a erosão do solo afastaram para longe a auto suficiência.




Nome: Come Bwitonzi
Bio: Político da situação e “comerciante de diamante”
Fortuna: Não revelada, nem pode ser estima exatamente pela atividade exercida.
Ajudam seu país? Se contrabando for ajuda, ele ajuda muito.


Libéria

Os principais cultivos agrícolas do país são o arroz, a mandioca, o café e o cacau. Apesar de a maioria da população se empregar neste setor, a Libéria não é auto-suficiente do ponto de vista alimentar. Historicamente as principais exportações do país são a borracha, o ferro e a madeira.Possui jazida de minério de ferro nos Montes Bomi, Monte Nimba e perto do rio Mano. Uma importante fonte de divisas da Libéria é oriunda da venda das taxas de registro de navios. Muitos navios estrangeiros estão registrados sob a bandeira liberiana, aproveitando os baixos valores oferecidos pela nação africana.


Nome: Charles Gyude Bryant
Bio: Bancário e ex- chefe de Estado indicado do país, como o resultado de um acordo de Paz.
Fortuna: Não revelada. Pode chegar a 300 milhões de dólares.
Ajuda seu país? Nem como político, ele é acusado de corrupção durante os 3 anos de seu mandato.


Somália

Com poucos recursos naturais. A economia é excessivamente agrícola, pouco industrializada, sendo que as indústrias mais predominantes são a de refinação de açúcar e a têxtil. 65% do seu PIB vem da agricultura, contra 25% de serviços e 10% da indústria. A agricultura é o setor mais importante, com a criação de gado respondendo por cerca de 40% do PIB e por cerca de 65% das exportações. Grande parte de sua população que vive da criação de gado é nômade ou seminômade. A banana é outro importante item de exportação. O açúcar, o sorgo, o milho e os peixes são produtos para o mercado interno.


Nome: Gabriel Sheikh Osman
Bio: Filho e único herdeiro de Sheikh Mohamed Osman que foi um relevante político somali e membro do Parlamento no governo civil. Gabriel Sheikh Osman passou a deter posições políticas do governo somali. Uma posição que ele ocupou é o de conselheiro para o embaixador da Somália na Etiópia.
Fortuna: 600 milhões de doláres
Ajuda seu país? Apenas como político.


Serra Leoa

Com imensa desigualdade na distribuição de renda. Apesar de ser rica em minerais, como diamantes, ferro, platina, rutilo e bauxita, a infraestrutura física e social não é bem desenvolvida, e distúrbios sociais continuam a impedir o desenvolvimento. As atividades extrativistas são gerenciadas em grande parte por sociedades estrangeiras. As indústrias compreendem instalações para a transformação dos produtos agrícolas, florestais, e diamantes. A extração aluvial de diamantes é a principal fonte de renda do país, e responde por praticamente metade das exportações.


Nome: Sahid Jamil Mohamed
Bio: É um empresário do comércio de diamantes.
Fortuna: 35 milhões de dólares por semana é o valor estimado de suas transições
Ajuda seu país? Junto com Siaka Stevens, ele é considerado de ter desempenhado um papel importante na destruição da economia de Serra Leoa, deixando um legado sem sentido da morte e da pobreza em seu rastro


Guiné Bissau

É dependente da agricultura e da pesca, também objeto de um programa do FMI para o ajuste estrutural. O país exporta peixe e mariscos, amendoim, semente de palma e madeira. As licenças de pesca são uma importante fonte de receitas. O arroz é o cereal mais produzido. Em 1998, a guerra entre facções pelo controle do país destruiu grande parte das infraestruturas e causou danos em todas as regiões, fazendo cair o PIB 28% naquele ano. A produção agrícola baixou cerca de 17% durante o conflito. Na produção de castanha de caju, a descida chegou a 30%. E seu preço caiu 50% no mercado internacional em 2000.




Nome: Mamadou Sylla
Bio: Sylla é dono da Sylla Futurelec Holding, empresa do ramo de cereais. Ao ficar rico tornou-se um alto juiz. Foi preso por peculato em 2006.
Fortuna: Pode chegar a 1 bilhão de dólares.
Ajuda seu pais? Já foi político... É, acho que não!


Etiópia

Aproximadamente 85% da população sobrevive da agricultura, respondendo por cerca de 45% do PIB. As exportações são café, fornecendo 35% das receitas de câmbio, sementes oleaginosas, leguminosas (feijão), flores, cana-de-açúcar, forragem para animais, e uma planta conhecida por qat, que possuí propriedades psicotrópicas quando mascada. As condições naturais são favoráveis à agricultura, mas as técnicas agrícolas são arcaicas e, portanto, a produção se limita ao nível de subsistência. A economia etíope é eminentemente agrícola e se encontra entre as mais atrasadas do mundo


Nome: Sheikh Mohammed al-Amoudi
Bio: O homem mais rico da África. E o 43° do mundo. Empresário do ramo petrolífico, armas, agricultura.
Fortuna: 9 bilhões de dólares
Ajuda seu país? Não. Chegou a "alugar" por 99 anos 1000 hectares de terra para plantação que iriam subsidiar alimentos á seus compatriotas.


Níger

A economia é centrada na agricultura de subsistência, na criação de animais e na reexportação de produtos, e cada vez menos baseada na produção de urânio, seu principal produto de exportação desde a década de 1970. A desvalorização do Franco CFA em 2004 impulsionou as exportações de feijão, cebola, e da pequena indústria de beneficiamento e tecelagem de algodão do país. O governo depende de ajudas que foram suspensas após o golpe de estado de 1999 - para efetuar gastos e investimentos públicos. As perspectivas de curto prazo dependem do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional


Nome: Mamadou Tandja
Bio: Tenente-coronel aposentado e político. Foi presidente do Níger 1999-2010, também foi presidente da Comunidade Económica dos Estados Oeste Africano 2005-2007.
Fortuna: 800 milhões de dólares
Ajuda seu país? Relativamente, sim. Mantinha entidades educacionais.


República Centro-Africana

É um país de economia bastante agrícola: agricultura de subsistência (mandioca, millhete, inhame, milho, etc.) e de exportação (café e algodão), e criação de gado bovino. A principal fonte de riqueza mineral é a produção de diamantes. A industrialização limita-se ao beneficiamento de produtos minerais e vegetais. As rendas provenientes do turismo não cobrem seu déficit comercial. Tal situação é agravada pelo isolamento geográfico, que contribui para desaquecer a exploração de urânio (em Bakuma), além de limitar as exportações (café, algodão, madeira, diamantes) do país. O turismo é a nova e crescente fonte de divisas.


Nome: François Bozizé Yangouvonda
Bio: É o atual presidente .Chegou ao poder em março de 2003 depois de ter chefiado um golpe de estado contra o presidente Ange-Félix Patassé.
Fortuna: 750 milhões á 1 bilhão de dólares
Ajuda seu país? Ele é um dos maiores traficantes de armas para países africanos.

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade

BThemes