São Paulo - A morte de Steve Jobs no dia seguinte ao lançamento do iPhone 4S, o mais frustrante da Apple dos últimos anos, marca o início de fato da era Tim Cook à frente da empresa.
No primeiro desafio público do novo CEO, o resultado foi uma boa dose de frustração. Os fãs da Apple e o mercado esperavam uma nova geração do smartphone com recursos inovadores, um iPhone 5. O que se viu foi um simples upgrade do iPhone 4.
O desempenho de Tim Cook na condução do evento não lembrou em nada os espetáculos midiáticos promovidos por Jobs nos eventos da Apple.
Enquanto Jobs dominava o espetáculo sozinho e seduzia a plateia com seu carisma, Cook limitou-se a abrir e encerrar o evento. A apresentação do iPhone 4S e dos outros produtos foi delegada a outros executivos da Apple.
O estilo low-profile de Cook, somado à morte do gênio criativo da empresa, sinalizam que agora começa de fato uma nova era na Apple. Se Jobs fazia questão de chamar para si para toda a responsabilidade no desenvolvimento de produtos e na estratégia da empresa, Cook deve dividir essa missão com os principais executivos da Apple.
Mas, para analistas e o mercado em geral, o maior temor com a mudança de estilo é a eventual incapacidade de Cook, um especialista em vendas e varejo, em manter o ritmo de inovação alcançado pela Apple durante a era Jobs.
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