Recent Posts

17 de mar. de 2011

Bola inteligente muda de cor quando é gol.


É bem verdade que jogo de futebol e tecnologia não se dão muito bem. Os mandatários de um dos esportes mais praticados em todo o mundo insistem em não utilizar recursos modernos durante as partidas, como o replay instantâneo para saber se a falta foi dentro ou fora da área.

Bom, mas uma empresa de tecnologia, a Agent, ignorou essa questão e desenvolveu uma bola que muda suas cores quando o jogador faz um gol, quando a pelota ultrapassa as quatro linhas do campo, ou até mesmo quando há impedimento de algum atleta.

Isso tudo é possível graças a uma CPU pequena instalada dentro da bola. A comunicação das ações é feita por sensores, GPS e conexão wireless. Mas, para a novidade funcionar, o estádio precisará sofrer algumas mudanças, como a criação de uma central de controle.

Outra curiosidade é o fato de a redonda não murchar nunca, pois ela não precisa de ar. Os criadores, no entanto, garantem que a flexibilidade do material é idêntica ao das bolas tradicionais.

Será que essa novidade vai ser escalada para entrar nos gramados? Isso só vai depender da aprovação da FIFA. Veja aqui um vídeo com os detalhes do projeto da nova bola.

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade

BThemes